CUIDADO !!!

29 de março de 2010

Os " trintão " !


Esses dias, no meio de uma conversa com uma amiga, claro, sempre surge o assunto sobre os amores antigos, vividos, passados.
Recordamos do que deu certo, do que não deu e do que poderia ter dado.
Mas engraçado que fizemos uma observação um tanto quanto curiosa, que já havia sido debatido algumas vezes por nós (amigas) e por vários tipos de pessoas: a geração 3.0!...
É, "os trintão" mesmo!
Crise? JAMAIS!!!
Ando muito orgulhosa dessa fase, dessa idade, desse... clima “trintão”!
Não estou rica, não tenho casa própria, tenho muitas dívidas, mas sinto que estou na melhor fase da minha vida.
Ando na fase do “me sinto”, sabe?! Me sinto mais bonita, me sinto mais atraente, me sinto um pouco mais inteligente, me sinto um pouco mais forte, enfim... Me sinto um pouco mais preparada.
Antigamente, há alguns poucos anos atrás eu ficava triste quando determinadas coisas não aconteciam na minha vida. E muita coisa hoje agradeço por não ter acontecido, porque tenho certeza que não estaria preparada prá aceitar, receber ou viver aquilo.
Porque não devemos estar preparados para receber as coisas ruins, fatalidades, acontecimento ruins. Para as coisas boas também!
Quando uma coisa é realmente muito boa, muitas vezes não vinga, não dá certo na vida da gente porque não temos maturidade prá viver aquilo, prá receber, prá sentir da forma que se devia. Daí acaba se perdendo... perdemos, some, passa...
Por exemplo, ganhar na loteria. Pessoas como eu, como você, será que teríamos estrutura prá saber lidar com uma grana tamanha como milhões e milhões de reais? Assim como um milionário quando se vê falido, não tem estrutura prá levar uma vida como a nossa (ou pior). É muito mais dificil prá alguém que teve tudo e perder, do que alguém que nunca teve nada e ganhar.
Por isso que hoje, na minha cabeça, penso que Deus fez (e faz) tudo exatamente no momento certo na minha vida.
Vacilei!? Nossa... muito! Me perdoa meu Deus! Mas também sinto que as “segundas chances” estão surgindo. Não sei se fiz por merecer, mas fiz de tudo prá mudar. E ainda faço.
Minha vida não é mais uma tragédia grega, eu tive e tenho tudo aquilo que mereço e aquilo que fiz por merecer. A Lei de Deus é assim. “Tu tens o que merece na medida em que tu cresces!”
Acredito que muitas pessoas, não só mulheres, estão vivendo essa fase que estou. E tenho certeza que há alguns anos atrás deve ter tido o mesmo pensamento que eu, do tipo: por que só comigo?? O tempo tá passando rápido demais... todo mundo tem filhos e eu ainda não!!! (só falta chamar o Chapolin!)
Será que se tudo o que eu lamentei naquela época, se tivesse realmente acontecido, eu teria dado conta do recado? Teria dado o devido valor? Será que eu teria estrutura prá viver, chorar, suportar ou até mesmo felicitar aquele momento?
Quando dizem que tudo tem sua hora, acreditem, tem mesmo.
Eu busquei ser melhor, e busco todos os dias, um pouco de cada vez.
De uma vez não é possível, jamais! Somos seres humanos, imperfeitos demais, materialistas demais prá mudar do dia pra noite. Nem devemos.
Toda mudança, todo crescimento é necessário sim. Se você consegue ter consciência disso, se você consegue identificar um defeito, algo que você precisa mudar, precisa trabalhar, comece hoje, comece agora.

Mas calma! Um passo de cada vez, nenhum de nós tem vocação prá ser santo.
Temos vícios e somos influenciáveis demais. Mas tudo pode ser mudado, quando realmente se deseja mudar.
Como diz um trecho de uma canção da Pitty, na vida, é preciso mudar todo dia!...
Mudar por você, nunca mude pelos outros. Seja você, mas procure ser uma pessoa melhor porque quando chegar a hora de “dar tchau” desse plano, é isso que você vai levar daqui, sua evolução, o que aprendeu e o que você fez da sua vida.
O paraíso não existe, e nem se entra lá com o cofrinho cheio ou com a poupança que você economizou a vida inteira. Não se compra Deus.
Até prá “morrer” temos que conquistar o nosso espaço e merecer!...rs
O significado dos “trintão” prá mim é isso: mudança, amadurecimento.
Não deixe a vida passar por você. Acompanhe ela lado a lado, siga cada passo, mas dê a ela um direcionamento. O volante é seu! A responsabilidade é sua, as conseqüências são suas.
Toda oportunidade chega, Deus faz a parte Dele. A nossa parte é se preparar para recebê-la e vivê-la.
Deixou passar? Não tava preparado? Ah... eu entendo, eu também era imatura. Mas eu estou buscando uma 2ª chance, vou lutar e me preparar prá recebê-la!
A gente só deve acreditar naquilo que a gente realmente sente.
Eu sinto que eu posso e vou me tornar melhor, tenho essa obrigação comigo mesma.
Confesso que os “trinta” tem colaborado, não porque ele “pesa”, mas porque ele te faz refletir, te faz olhar prá atrás. Assim como eu acho que para o homem os 24, 25 anos pesa bastante (pelo menos deveria pesar). Pesa no sentindo de maturidade.
A mulher amadurece mais cedo, talvez, não só pelo ciclo natural da vida, ou pelo instinto materno que já nasce com ela, mas ela busca mais, luta mais.
Os homens deveriam ter o mesmo ciclo, e não esperar prá evoluir só quando acontece alguma tragédia, fim de relacionamentos ou crises existenciais. Talvez seja por isso que nós mulheres estamos sempre a frente em tudo, e nos relacionamentos somos sempre mais que simples namoradas ou esposas!...
Mudando a famosa frase de Che Guevara: "Hay que amadurecer-se. Pero sin perder la ternura jamás!" rs
Viva os trintaaaaaaa!!!

2 comentários:

  1. Parabéns Tati bonito texto!!
    E viva os trintão!
    Tb quero chegar firme e forte!!
    rsrsrs
    Beijos
    Tico

    ResponderExcluir
  2. Chegar nos trintão com td em cma!
    Nossa até eu qroo hein!!

    E qee venha os trinta!
    Trinta HOMENS!
    Trinta MELHORES DIAS!
    Trinta ALEGRIAS!
    Trinta CONQUISTAS...

    QUE VENHA...


    ResponderExcluir