CUIDADO !!!

25 de janeiro de 2010

Santa Tatiana


Gosto de compartilhar tudo o que acho interessante, que acho bacana e publico no meu Blog, prá quem de repente, estiver de bobeira e der uma passadinha aqui, a história de uma santa que tem o mesmo nome que eu. Aliás, eu tenho o mesmo nome que ela né!...rs
Achei a história dela muito bonita e comovente. Bem, que Santa Tatiana nos proteja sempre!



Santa Tatiana, Virgem e Mártir, nasceu de uma ilustre família romana, sendo que seu pai foi eleito cônsul três vezes. Ele era cristão em segredo, e criou sua filha de maneira que ela devotasse sua vida a Deus e à Igreja. Quando alcançou a idade da maturidade, Tatiana decidiu permanecer virgem, tornando-se noiva do Cristo. Desprezando as riquezas mundanas, ela, ao invés disso, buscou as riquezas imperecíveis do Céu. Ela foi ordenada diaconisa em uma das igrejas romanas e serviu a Deus em jejum e oração, recebendo os doentes e ajudando os necessitados.

Quando Roma foi governada pelo imperador Alexandre Severus (de 222 a 235), então com apenas dezesseis anos de idade, todo poder estava concentrado nas mãos do regente Ulpiano, um feroz inimigo dos cristãos. Sangue cristão jorrou como água. Tatiana também foi presa, e levaram-na ao templo de Apolo, obrigando-a a oferecer sacrifícios a esse ídolo. A santa começou a rezar e, de repente, começou um terremoto. O ídolo foi feito em pedaços, e parte do templo caiu sobre os sacerdotes pagãos e sobre muitos outros pagãos. O demônio que habitava o ídolo fugiu aos berros daquele lugar. As pessoas que estavam ali presentes viram sua sombra voando pelos ares.

Então, eles rasgaram os olhos da virgem com ganchos, mas ela suportou a tudo com bravura, rezando por seus algozes para que o Senhor abrisse seus olhos espirituais. E o Senhor ouviu as orações de Sua serva. Os algozes viram quarto anjos ao redor da santa, que os golpeavam. Um voz dos céus foi ouvida falando com a santa virgem. Oito homens creram no Cristo e caíram de joelhos diante de Santa Tatiana, implorando aos anjos que perdoassem seus pecados contra ela. Por confessarem-se cristãos, eles foram torturados e executados, recebendo o Batismo por sangue.

No dia seguinte, Santa Tatiana foi levada perante um severo juiz. Vendo que ela estava completamente curada de suas feridas, eles a despiram e surraram, talhando seu corpo com navalhas. Foi então que uma maravilhosa fragrância tomou conta do local. Depois, jogaram-na ao chão e a violentaram por tanto tempo que os torturadores tiveram de ser substituídos diversas vezes. Eles ficaram exaustos, alegando que uma força invisível estava lhes batendo com varas de ferro. De fato, os anjos impedíam que os golpes a atingissem, voltando-os contra os torturadores, fazendo com que nove deles caíssem mortos. Eles então jogaram a santa na prisão, onde ela rezou por toda a noite, cantando louvores ao Senhor junto com os anjos.

Na manhã seguinte, levaram Santa Tatiana novamente ao tribunal. Os torturadores ficaram estupefatos ao constatarem que, após tantos tormentos, ela estava completamente sã e até mesmo mais radiante e bela do que antes. Eles então a obrigaram a oferecer sacrifícios à deusa Diana. A santa pareceu concordar, e levaram-na ao templo pagão. Santa Tatiana fez o sinal da Cruz e começou a rezar. De repente, ouviu-se um trovão ensurdecedor, e um raio atingiu o ídolo, as oferendas e os sacerdotes pagãos.

Novamente, a mártir foi duramente torturada. Ela foi pendurada e lixada com garras de ferro, e seus seios foram cortados. Naquela noite, anjos apareceram a ela na prisão, curando-a de suas feridas. No dia seguinte, levaram Santa Tatiana ao circo, soltando um leão faminto sobre ela. A besta não machucou a santa mas, ao invés disso, mansamente lambeu seus pés.

Quando estavam levando o leão de volta a sua jaula, ele matou um dos torturadores. Atiraram Tatiana no fogo, mas o fogo não feriu a mártir. Os pagãos, julgando ser ela uma feiticeira, cortaram seus cabelos a fim de tolher seus poderes mágicos, e trancaram-na no templo de Zeus.

No terceiro dia, sacerdotes pagãos adentraram o templo, a fim de oferecer sacrifícios a Zeus. Eles encontraram o ídolo no chão, quebrado em pedaços, e a Santa Mártir Tatiana louvando alegremente ao Senhor Jesus Cristo. O juiz então condenou a valente sofredora a ser decapitada com uma espada. Seu pai também foi executado com ela, porque ele a havia educado a amar o Cristo.

Um comentário: