CUIDADO !!!

24 de abril de 2011

Nada muda se você não mudar

Há tempos estou devendo um texto aqui.
A vontade até aparece mas, confesso que a preguiça as vezes fala mais alto!...
Mas como as "confusões" são a minha grande inspiração nos último anos, percebi que a medida que vou ficando mais velha, mais confusa vou ficando!...rs
Tenho notado o quanto eu tenho mudado de uns tempos prá cá. Algumas atitudes, formas de ver determinadas situações, relações ou pessoas mudaram e muito.
Pequenas coisas ou atitudes, ou até mesmo costumes, que antes eu fazia, tinha, que me incomodavam, hoje vejo de outra forma, e o que me incomodava já não faz mais tanta diferença assim.
E me espanto as vezes, chega até a ser engraçado!
Porque sempre tive muita dificuldade de agir com a razão, sempre fui emoção pura, e na maioria das vezes sempre paguei muito caro por ser emotiva demais. Cansei de ser repreendida, de ouvir conselhos das amigas, da minha mãe, mas era tão difícil prá mim ser racional...
Achei que nunca fosse conseguir agir com a razão.
Foi então que, sem querer, comecei. E foi num pequeno detalhe, que antes me incomodava, me remoía por dentro, que eu consegui entender que nem sempre o coração tem que falar mais alto.
Que nem sempre agir com o coração é o mais certo, o mais correto.
A razão deve vir antes de qualquer coisa, porque ela é o termômetro, é a razão quem deve medir palavras, pensamentos, ações... Ela deve ser o filtro, a peneira de nossas ações e atitudes.
Eu demorei prá entender isso. Mas ainda bem que ESTÁ dando tempo.
Ainda estou nas pequenas coisas, consigo discernir um pouco mais onde devo usar a razão, e onde devo usar o coração. Não é fácil.
Não é fácil explicar pro coração, por exemplo, que ele precisa discernir, que ele precisa entender que nem sempre uma demonstração de carinho é bem-vinda, ou melhor, bem vista.
No caso de uma paquera, de um "romance"  ou um lance, muitas vezes você pode colocar tudo a perder!
Claro, como eu citei no início, as pessoas "confusas" colaboram um pouco com isso. Óbvio, por não saberem o que querem ao certo, se querem ao certo, ou por não saberem nem se é o certo.
Mas a razão e a emoção sempre caminharão lado a lado, e devem sempre manter um acordo, sempre. E agirem juntos sempre.
Hoje, as pessoas, as relações, o ser humano em si tem mudado muito. Andam muito dispersos quando o assunto é sentimento. Àqueles que já sofreram nem pensam na possibilidade de uma segunda chance.
Os que acompanharam o sofrimento de alguém, não querem arriscar prá não passarem pelo mesmo...
As pessoas andam desistindo de amar, de arriscar por medo de sofrer. Por medo de não saber discernir, por medo de não saber agir com a razão...
Medo compreensível.
Mas até quando vamos aguentar viver assim?
Prá quê esperar o desespero chegar? O coração doer? Prá quê esperar chegar no limite?...
O discernimento deve vir sempre antes do desespero, assim a gente aprende a tomar a atitude; aprende a agir antes de sofrer; aprende a agir com a razão. Só depois consultar o coração.  Só depois...
Mas não é fácil, requer muito exercício com muita paciência...rs
Tava demorando prá essa palavra que tooodooo mundo "adora" aparecer, né!?
Paciência: fonte de tudo; teste de sobrevivência.
Duas palavras que deveríamos adotar como objetivo prá tudo na nossa vida, seria PACIÊNCIA e DISCERNIMENTO.
Mas não é fácil, né minha gente!... Eu sei perfeitamente que não!
Treine. Se teste nas pequenas coisas. Comece por àquelas que menos te incomoda.
Quando perceber, vai estar mudando suas atitudes, pensamentos, e por fim, poderá estar mudando sua vida.
Nada muda se você não mudar.

2 comentários:

  1. Lindo.... realmente é para por em prática.

    ResponderExcluir
  2. Sábias palavras pretinha! O que não faz a experiência hein?! rs

    ResponderExcluir